Comportamento: Por que fazemos o que fazemos?

Quais são os seus medos? Quais são os seus desejos? Você conhece a si mesmo? No Esquina do pensamento de hoje eu gostaria de comentar sobre um dos grandes filósofos da sociedade ocidental: Sócrates.



Sócrates nasceu em Atenas em 470 a.C. e seus ensinamentos continuam atuais e relevantes nos dias de hoje. Seus apontamentos são tão importantes que a filosofia foi demarcada como “pré-socrática, socrática e pós-socrática”. E uma das reflexões mais importantes que Sócrates disseminou diz respeito à inscrição que foi gravada no portal do Oráculo de Delfos, na Grécia. Essa inscrição dizia o seguinte:


“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum.”

Sócrates nos ensinava que pensar logicamente sobre nossas vidas poderia nos ajudar a ficar mais seguros e independentes e menos conformistas e vulneráveis à opinião alheia. Isso porque existem vários estímulos que podem nos alienar ou nos trazer uma opinião equivocada, como a propaganda, as mídias, os amigos, a família ou qualquer tipo de autoridade. A filósofa Marilena Chauí reafirma esse fato quando nos convoca a “ ter a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.


Essa afirmação nos faz pensar em perguntas importantes: Por que fazemos o que fazemos? Por que gostamos do que gostamos? De onde vêm os nossos pré-conceitos? De onde vêm os nossos medos? De onde vêm a nossa raiva?


Voltando à Sócrates, temos que refletir que ideologias, crenças e tradições podem ser questionadas. Mas, como saber ser as nossas ideias são válidas? Existem muitas ideias confusas e imprecisas no mundo. Isso porque as pessoas imaginam que podem ter boas ideias sem pensar muito. Mas esse é um papo para uma outra Esquina do Pensamento.


Um grande abraço!


Autor: Leonardo Humberto Soares

​Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília; Especialista em Educação a Distância, Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Software Livre. Graduado em História e com experiência profissional em análise de sistemas. Professor no Ensino Superior há mais de 15 anos; Professor da cadeira de TI da pós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial (UniCEUB). Membro participante do Grupo de Pesquisa “Cartografias dos Territórios de Aprendizagem”, financiado pelo CNPQ; Membro fundador do projeto “Esquina do Pensamento” e do "Projeto Colaborar". Assessor Pleno da frente de gestão da União Marista do Brasil. Autor de artigos e publicações sobre educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5255478428345110

Posts recentes

Ver tudo