SOBRE

A Esquina do Pensamento nasceu da esperança e da prática do encontro: encontro de pensamentos, de trajetórias e de saberes. No encontro melhoramos nossas perguntas, revemos nossas impressões e construímos respostas mais fundamentadas. As diversas ações promovidas pela Esquina com cursos, vídeos, palestras e consultorias estão sustentadas em alguns fundamentos que fortalecem esse encontro: a prática, a reflexão e ação, a observação acurada e o acompanhamento cotidiano.

  • Na prática, o dia a dia e o cotidiano são pilares da ação da Esquina. A prática é o ponto de partida e o ponto de chegada. Não partimos de uma situação idealizada, mas o que de fato existem, sendo que a ação pedagógica visa, a todo momento, a melhoria da prática existente.

  • A reflexão e ação caminham juntas, mesmo que nem sempre apontando para o mesmo caminho. Compreendemos que a relação entre a teoria e prática possui uma dimensão conflitante e necessária. A teoria ilumina e revela lacunas sobre a prática enquanto a prática questiona e fortalece a teoria.

  • Para aprender com a prática é necessário a ação sistematizada da observação. A observação acurada é um outro fundamento do jeito da Esquina atuar. Uma observação acurada é um jeito de observar com pauta, de forma sistemática e acolhendo a realidade nas suas dimensões de objetividade e subjetividade.

  • Uma determinada prática, seja pessoal ou institucional, não se modifica de uma hora para outra. Uma prática se consolida e se modifica no cotidiano e o instrumento para diagnóstico e consolidação de novas práticas é o acompanhamento cotidiano. No acompanhamento as hipóteses são validadas ou modificadas, os planos de ação são adaptados e o processo ganha singularidade.

Prática, reflexão e ação, observação acurada e acompanhamento cotidiano. Esse é o jeito Esquina do Pensamento. Vamos tomar um cafezinho e conversar um pouco mais sobre a nossa metodologia e nossas soluções educacionais?

 

Ricardo Spíndola Mariz

Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagogo. Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica da Universidade de Brasília. Conselheiro do Movimento de Educação da Base da CNBB. Atuou na docência e gestão da educação básica, foi Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Reitor pro tempore da Universidade Católica de Brasília. Membro fundador do Grupo de Pesquisa “Cartografias dos Territórios de Aprendizagem”, financiado pelo CNPQ; Membro fundador do projeto “Esquina do Pensamento”. Autor de artigos e livros sobre educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0620569443986015

Foto 01 (1).png

 

Leonardo Humberto Soares

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília; Especialista em Educação a Distância, Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Software Livre. Graduado em História e com experiência profissional em análise de sistemas. Professor no Ensino Superior há mais de 15 anos; Professor da cadeira de TI da pós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial (UniCEUB). Membro participante do Grupo de Pesquisa “Cartografias dos Territórios de Aprendizagem”, financiado pelo CNPQ; Membro fundador do projeto “Esquina do Pensamento” e do "Projeto Colaborar". Assessor Pleno da frente de gestão da União Marista do Brasil. Autor de artigos e publicações sobre educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5255478428345110