Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento


O Dia Internacional da Mulher foi sendo construindo durante muitas outras lutas.

O Dia Internacional da Mulher foi sendo construindo durante muitas outras lutas.

    por Leonardo Humberto Soares
    Publicado em: 08/03/2017
    Categoria:

Baixar PDF do Ensaio     Imprimir o Ensaio     Compartilhar Ensaio

Nesse dia tão especial, o Esquina do Pensamento gostaria de relembrar um pouco a história da luta que as mulheres de todo o mundo vêm levando em prol de uma realidade mais humanitária e justa. Apesar do imaginário comum atribuir esse dia a partir do incêndio na fábrica têxtil ocorrido em Nova York, onde 130 mulheres morreram carbonizadas em 25 de março de 1911, o Dia Internacional da Mulher foi sendo construindo durante muitas outras lutas.

No século XIX, várias manifestações já haviam eclodido de organizações feministas e movimentos operários em todo o mundo. Em maio de 1908, ocorre nos EUA a 1ª comemoração da luta das mulheres contando com a presença de mais de 1.500 participantes.

Em fevereiro de 1909, o Partido Socialista dos EUA promove esse mesmo evento com a participação de mais de 3.000 mulheres e, em novembro desse ano, ocorre uma greve organizada pelas mulheres onde 500 fábricas foram fechadas.

Já em 1910, ocorre a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, onde mais de 17 países se posicionaram a favor do sufrágio universal. Em março de 1917, 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II e as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. Esse evento, conhecido como “Pão e Paz”, consagrou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher, embora tenha sido oficializada formalmente apenas em 1921.

Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo e em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas. Em pleno século XXI, as mulheres ainda ganham salários menores dos que os homens, ainda sofrem abusos físicos e psicológicos, ainda mantêm jornadas duplas ou triplas de trabalho e ainda sofrem inúmeros preconceitos.

Mais do que uma data comemorativa, esse dia nos leva a pensar não somente sobre a luta que as mulheres vêm construindo ao longo da sua história, mas também, sobre qual o papel que nós, homens, estamos construindo para o nosso futuro. Nesses tempos líquidos, o que é ser homem nos dias de hoje? Mas esse é um papo para um outro Esquina do Pensamento.

Um grande abraço!


Fonte: SOARES, Leonardo Humberto. O Dia Internacional da Mulher foi sendo construindo durante muitas outras lutas.. Esquina do Pensamento. Brasília, 08 de mar. de 2017. Disponível em: <http://www.esquinadopensamento.com.br/ensaios?id=56/o-dia-internacional-da-mulher-foi-sendo-construindo-durante-muitas-outras-lutas>. Acessado em: 24 de out. de 2020.









Vídeos

Reflexões e ponderações em um mundo acelerado



COMO ANDA SUA SAÚDE PSICOLÓGICA? TEM REPARADO NISSO?
DEPRESSÃO, DEVEMOS FALAR SOBRE ISSO!
QUE DOR É ESSA QUE LEVA UMA PESSOA AO DESESPERO? VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO?






Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento



Imagem de capa do card
por Paula Franco

Resenã de la película Infancia Clandestina
Un análisis de la película Infancia Clandestina, de...

Imagem de capa do card
por Reinaldo Cordova

A conjuntura Histórica
Em conversas informais eventualmente pode surgir uma  informação sobre algum evento ou...

Imagem de capa do card
por Paula Franco

Nuestra casa, América Latina
Hoy elegí temas dulces para el texto de español. Tengo ganas de escribir acerca de...

Imagem de capa do card
por Lucas Machado

Ágora 2.0: Ascensão do neopopulismo virtual
O retorno do populismo é um dos temas do momento - no...







Parcerias

Caminhando juntos vamos mais longe



Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Espanhol para Todos

Logo

© 2019. Esquina do Pensamento. Todos os direitos reservados.
contato@esquinadopensamento.com.br | (61) 99654-3653

Facebook             Facebook