Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento


O dia do trabalhador e da trabalhadora. Vamos pensar um pouco sobre isso?

O dia do trabalhador e da trabalhadora. Vamos pensar um pouco sobre isso?

    por Ricardo Spíndola Mariz
    Publicado em: 07/05/2017
    Categoria:

Baixar PDF do Ensaio     Imprimir o Ensaio     Compartilhar Ensaio

Ganhamos e perdemos a vida com o nosso trabalho. Vamos pensar um pouco sobre isso? Na Esquina do Pensamento de hoje quero conversar com você sobre o trabalho em nossas vidas. Penso ser importante fazer a distinção entre trabalho e emprego.

O trabalho é maior que o emprego e nem sempre é remunerado. O emprego é fundamental – com ele colocamos o pão na mesa e criamos as condições para reproduzir a vida. Essa dimensão é fundamental, em especial, quando no país já passamos, segundo o IBGE, de 14 milhões de desempregados. Precisamos encontrar saídas e soluções de inclusão e não soluções que descartam pessoas.

Mas o trabalho é mais que o emprego. O trabalho é a nossa intervenção que ajuda na organização da vida, assim existe o trabalho de ser mãe, o trabalho dos avós por exemplo. O trabalho é a forma que a gente se inscreve no mundo adulto.

Olha só, você já percebeu como as crianças levam a sério suas brincadeiras? Como elas incorporam os personagens e papeis? Pois bem, o trabalho é a nossa brincadeira de gente grande. Olha a forma que você leva a sério o seu papel na organização, na família e na sociedade? É a forma que encontramos para construir parte do sentido para nossa vida. Quantas vezes nos apresentamos, por exemplo, colocando o nome da organização que trabalhamos como continuidade do nosso nome – fulano de tal lugar (vira o nosso sobrenome ou o nosso primeiro nome). Nós construímos nosso trabalho, mas ele nos constitui também – somos em grande parte o que fazemos.

Com o tempo professor, por exemplo, fica com cara de professor, jeito de professor, manias de professores, doenças de professores. É assim com todos os trabalhos. Num poema lindo do Vinícius de Moraes ele descreve de um jeito excepcional isso que estou partilhando com você: “mas ele desconhecia esse fato extraordinário: que o operário faz a coisa e a coisa faz o operário…”.

Nós ganhamos a vida com o nosso trabalho e também podemos perder a vida no com o nosso trabalho. Trabalho é mais do que produzir mercadorias, o trabalho é um jeito de se produzir na vida… É a nossa inscrição social no mundo adulto. Nossa brincadeira de gente grande como disse. Por isso que tratar o trabalhador ou o trabalhadora como uma mercadoria ou um ativo da empresa é uma redução muito grave. Com o nosso trabalho construímos o mundo que temos: com tudo de belo e que problemático.

Olha ao seu redor agora – quase tudo que você pode perceber é fruto da ação de um trabalhador ou de uma trabalhadora. Mas olha só, nós também somos fruto do nosso trabalho e do trabalho dos outros.

Um grande abraço e até a próxima Esquina.


Fonte: MARIZ, Ricardo Spíndola. O dia do trabalhador e da trabalhadora. Vamos pensar um pouco sobre isso?. Esquina do Pensamento. Brasília, 07 de mai. de 2017. Disponível em: <http://www.esquinadopensamento.com.br/ensaios?id=54/o-dia-do-trabalhador-e-da-trabalhadora-vamos-pensar-um-pouco-sobre-isso>. Acessado em: 24 de out. de 2020.









Vídeos

Reflexões e ponderações em um mundo acelerado



COMO ANDA SUA SAÚDE PSICOLÓGICA? TEM REPARADO NISSO?
DEPRESSÃO, DEVEMOS FALAR SOBRE ISSO!
QUE DOR É ESSA QUE LEVA UMA PESSOA AO DESESPERO? VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO?






Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento



Imagem de capa do card
por Paula Franco

Resenã de la película Infancia Clandestina
Un análisis de la película Infancia Clandestina, de...

Imagem de capa do card
por Reinaldo Cordova

A conjuntura Histórica
Em conversas informais eventualmente pode surgir uma  informação sobre algum evento ou...

Imagem de capa do card
por Paula Franco

Nuestra casa, América Latina
Hoy elegí temas dulces para el texto de español. Tengo ganas de escribir acerca de...

Imagem de capa do card
por Lucas Machado

Ágora 2.0: Ascensão do neopopulismo virtual
O retorno do populismo é um dos temas do momento - no...







Parcerias

Caminhando juntos vamos mais longe



Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Espanhol para Todos

Logo

© 2019. Esquina do Pensamento. Todos os direitos reservados.
contato@esquinadopensamento.com.br | (61) 99654-3653

Facebook             Facebook