Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento


Mãe: um belo jeito de amar. Um dia também de angustias e frustração

Mãe: um belo jeito de amar. Um dia também de angustias e frustração

    por Ricardo Mariz
    Publicado em: 10/05/2019
    Categoria:

Baixar PDF do Ensaio     Imprimir o Ensaio     Compartilhar Ensaio

Dia das mães: encontros, afetos, presentes e nossa bela invenção dos dias especiais. Na Esquina do Pensamento de hoje quero ter um “dedo de prosa” com você sobre os significados e possibilidades do Dia das Mães. De todos os dias especiais do nosso calendário anual, esse é um dos mais importantes, celebrados ou comemorados. A depender da situação de cada um é um dia também de angustias e frustração.

A nossa invenção de ter dias especiais é muito interessante. Penso que existe uma sabedoria nisso, já que no nosso cotidiano temos uma tendência desatenção. O cotidiano é o lugar por excelência da repetição e da pressa, por isso ele um lugar onde deixamos de dar importância ao que é importante. Os dias especiais servem para nos lembrar disso: sobre fatos e pessoas importantes. Claro que em alguns casos esses dias ganharam uma conotação muito comercial o que acaba reduzindo seu significado.

Sobre o Dia das Mães, penso que sua importância está relacionada ao fato de que a Mãe não é somente uma pessoa, o que já bastaria para ser importante, mas pensa comigo – Mãe é um símbolo! Um símbolo de coisas fundamentais para a nossa vida. A mãe representa o cuidado, representa a fragilidade da vida que depende do outro para existir, crescer e se desenvolver. Mãe é um síntese, uma junção de características que raramente encontramos juntas: afeto e persistência. Mãe é esse lugar, que quando se trata dos filhos, é persistente na esperança e acolhedora no afeto diante dos nossos limites.

Olha, tenho uma impressão, com a devida licença dos teólogos, que a mãe é um sacramento! Um símbolo que nos aproxima do amor que é a origem de toda a vida. Nós somos frutos do cuidado esperançoso e afetivo e a mãe é esse sinal do que realmente é fundamental em nossas vidas. O aconchego da mãe também é esse lugar onde o tempo passa de maneira diferente.

O tempo que é o grande incompreendido da nossa época, passa diferente para as mães. Para elas na verdade o tempo não passa e o adulto e a criança que somos mora no mesmo colo. A mãe-sacramento é o lugar de encontro com uma certeza, diante de tantas incertezas e fragilidades que vivemos hoje, da certeza que nos religa com a origem da aventura humana – uma origem fundada no cuidado, no acolhimento e no amor. A mãe-sacramento é o lugar onde a vergonha pelos nossos erros e limites e bem menor do que a certeza do colo que acolhe e cuida.

Bem, um feliz dia para as mães presentes, distantes e para aquelas que agora moram dentro de cada filho e filha.

Um abraço e até a próxima Esquina.


Fonte: MARIZ, Ricardo. Mãe: um belo jeito de amar. Um dia também de angustias e frustração. Esquina do Pensamento. Brasília, 10 de mai. de 2019. Disponível em: <http://www.esquinadopensamento.com.br/ensaios?id=47/mae-um-belo-jeito-de-amar-um-dia-tambem-de-angustias-e-frustracao>. Acessado em: 24 de out. de 2020.









Vídeos

Reflexões e ponderações em um mundo acelerado



COMO ANDA SUA SAÚDE PSICOLÓGICA? TEM REPARADO NISSO?
DEPRESSÃO, DEVEMOS FALAR SOBRE ISSO!
QUE DOR É ESSA QUE LEVA UMA PESSOA AO DESESPERO? VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO?






Ensaios e Novidades

Um pouco da vida e um pouco de autoconhecimento



Imagem de capa do card
por Paula Franco

Resenã de la película Infancia Clandestina
Un análisis de la película Infancia Clandestina, de...

Imagem de capa do card
por Reinaldo Cordova

A conjuntura Histórica
Em conversas informais eventualmente pode surgir uma  informação sobre algum evento ou...

Imagem de capa do card
por Paula Franco

Nuestra casa, América Latina
Hoy elegí temas dulces para el texto de español. Tengo ganas de escribir acerca de...

Imagem de capa do card
por Lucas Machado

Ágora 2.0: Ascensão do neopopulismo virtual
O retorno do populismo é um dos temas do momento - no...







Parcerias

Caminhando juntos vamos mais longe



Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Clínica Souza
Espanhol para Todos

Logo

© 2019. Esquina do Pensamento. Todos os direitos reservados.
contato@esquinadopensamento.com.br | (61) 99654-3653

Facebook             Facebook